Essa receita é irresistível para o Natal! Além de serem deliciosos, é muito divertido - e até terapêutico - fazer e decorar os biscoitos!

biscoitos

 

Ingredientes:

-3 xícaras de farinha de trigo
-100g de manteiga em temperatura ambiente
-1/2 xícara de açúcar mascavo
-1/2 xícara de melado de cana
-1 ovo
-2 colheres de sopa de Pitada Gingerbread
-1/2 colher de sopa de sal
-1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 

 

Modo de fazer:

Peneire a farinha de trigo e misture com a Pitada Gingerbread, sal e o bicarbonato. Reserve.

 

Em um outro recipiente, misture a manteiga com o açúcar mascavo até ficar homogêneo. Pode ser feito com as pontas dos dedos ou com uma batedeira. Acrescente o melado e o ovo e misture bem. Adicione os secos aos poucos e vá mexendo até formar uma massa homogênea. O ponto da massa é quando ela desgruda das mãos e do recipiente. Por isso, é importante acrescentar a farinha aos poucos para não perder o ponto. Caso necessário, acrescente mais farinha a mistura.

 

Enrole essa massa em um filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 2 horas.

 

Para abrir a massa será necessário uma superfície limpa e um rolo ou qualquer outro instrumento que auxilie. Recomendo abrir a massa sobre um papel manteiga com um pouco de farinha polvilhada sobre ele. É muito importante sempre polvilhar farinha enquanto estiver mexendo na massa para evitar grudar.

 

Para abrir a massa e cortar no formato desejado é mais fácil enquanto a massa estiver fria, por isso, retire em partes a massa da geladeira para modelar e caso ela comece a ficar muito mole, coloque no congelador para esfriar e poder voltar a trabalhar com ela.

 

Parece complicado essas regrinhas, mas na verdade é bem fácil e intuitivo fazer esses detalhes que mencionei :)

 

A espessura boa para a massa é de mais ou menos 5 a 7 milímetros, mais ou menos meio dedinho.

 

Preaqueca o forno a 180˚C e leve para assar por 5 a 6 minutos ou até começarem a ficar dourados. Não deixe muito mais do que isso, se não eles vão queimar e ficar amargo.

 

Quando tirar do forno, ainda estarão bem molinhos, mas assim que começarem a esfriar vão ficar no ponto certo: crocante nas bordas e macio por dentro.

 

Ah! A massa enrolada no filme pode ficar uns 3 dias na geladeira, sem problemas e você também pode congelá-la, se quiser!

 

Esperamos que goste e faça muitos biscoitinhos! Aliás, não só biscoitinhos. Com Pitada Gingerbread, você pode usar em bolos, cupcakes, na panqueca, polvilhado sobre o sorvete de creme, sobre um cappuccino, em brownies, para empanar a rabanada, bolinhos de chuva, enfim, receitas não faltam! :)